À primeira vista, você pode até não acreditar no poder do Instagram para clínicas e consultórios médicos, por ser apenas uma mídia de entretenimento pessoal. Porém, engana-se quem tem essa visão limitada do canal. O meio de comunicação é o mais usado pelos profissionais da saúde para implementar estratégias de marketing e tornar-se reconhecido.
Isso porque permite o fortalecimento da marca frente ao público-alvo. Para ajudar a entender melhor como devem ser feitas essas ações na rede social, separamos algumas dicas de marketing no Instagram. Assim te guiaremos no seu processo de atuação, para ser assertivo dentro da plataforma. Confira na sequência!
Mais de 800 milhões de usuários atualmente possuem uma conta no Instagram, e o Brasil ocupa o terceiro lugar no número de pessoas que mais utilizam a plataforma. Dentre esse número expressivo de pessoas, há diferentes públicos, de diversas regiões, estilos distintos, com suas preferências e alto potencial de consumo.
Esse meio de comunicação é o que mais oferece engajamento em comparação com outras mídias, como o Facebook, por exemplo. Por isso, é perfeita para criar uma comunidade que interaja e se importe com a sua instituição. Então, não fique para trás!
Caso sua clínica ou consultório queira transmitir mais autoridade online, visibilidade e interação, esses objetivos são facilmente atingidos pelo Instagram. Antes de tudo, é preciso saber se o seu público-alvo está presente nesta rede social e a partir daí, começar suas ações.
Dentro da área da saúde, a ferramenta é a ideal para especialidades que são voltadas para lifestyle. Como exemplos, citamos as esteticistas, endocrinologistas, nutricionistas, cirurgiões-plásticos, psicólogas e outras áreas que lidam com a autoestima das pessoas. Por isso, boas publicações estratégia de marketing pode lhe trazer ótimos resultados.
Depois de entender a importância de estar presente e qual o momento que faz mais sentido ingressar no Instagram, selecionamos algumas das principais boas práticas para fazer um bom marketing dentro da plataforma. Veja as dicas de marketing no Instagram:
O público do Instagram é mais jovem do que as outras mídias, como Facebook. Para alcançá-los, é preciso mostrar a sua clínica ou consultório de forma diferente e incrível, ou seja, mais divertida e interessante para essa audiência.
Pense em publicar as atividades mais interessantes que acontecem no ambiente da empresa, como eventos, aniversário de funcionário ou os bastidores de um episódio surpreendente. Mas sempre com cuidado para não perder a imagem de profissionalismo. Dessa forma, você gera confiança e melhora a reputação da sua empresa.
A rede social fornece dados valiosos para direcionar melhor o seu planejamento. Procure mensurar e descobrir aspectos que fazem diferença nas suas estratégias, como:
Além dessas estatísticas, considere aproveitar as tendências no mercado para se tornar assertivo. Por exemplo, existem muitos truques na internet de tempos em tempos que são nocivos para a saúde, mas tornam-se famosas. Nesse caso, o seu estabelecimento pode orientar sobre a veracidade da informação e entrar entre os trends que comentam sobre o assunto.
Seguindo a primeira dica, para não deixar os seus usuários na mesmice, o adequado é pensar em postagens variadas nos diferentes formatos do canal. Por isso, não deixe de utilizar ao máximo o IGVT, carrossel, stories, fotos, vídeos, destaques, melhores amigos, etc.
Alterne entre publicações sazonais, nostálgicas, com gatilhos mentais, infográficos e todas as temáticas que se relacionem com o seu público-alvo e sua especialidade. Junto a isso, mantenha um padrão nas postagens para seguir uma identidade nos seus conteúdos. Isso ajuda a melhorar a experiência dos internautas.
As hashtags são muito exploradas por todos os segmentos, inclusive o da saúde. Porém, é importante ficar atento para utilizar com moderação e sabedoria. Afinal, é uma estratégia como outra qualquer que deve ser aplicada corretamente. Alguns cuidados são:
Por fim, mas não menos importante, verifique sempre o que diz o Conselho Federal de Medicina (CFM) antes de compartilhar algo. A lei regulamenta as atividades dos médicos na internet e há normas que muitos profissionais quebram. No entanto, você deve ter consciência de que são antiéticas. As que mais se destacam são:
Já percebeu o tempo que está perdendo por não ter uma estratégia definida? O marketing no Instagram para clínicas e consultórios permite a conexão com os seguidores, humanização da marca, geração de engajamento e empatia na sua audiência.
Por isso, com as dicas de marketing no Instagram citadas, trace agora mesmo as suas ações para esse canal. Conte conosco para potencializar os seus resultados de marketing na área da saúde. Entre em contato e conheça nossas soluções!
Fonte: Agência Kardan